História VTEC
Contexto e Descrição
O VTEC é a utilização de uma terceira câmara adicional por cilindro eixo de comando que entra em operação a partir de uma certa velocidade do motor para ser solidário com obalanço deve mover-se com os outros dois atuando cams, graças à pressão do óleo . Esta cam passa o controle de válvulas de admissão e escape, variando o tempo de abertura e elevação. Esta cam adicional é controlada eletronicamente e é mais agressivo do que o normal, o que é por isso que também é chamado de câmara quente. Honda usa dois tipos de distribuição: VTEC de admissão e escape do motor duplo gerais de admissão e apenas para os motores único gerais , embora haja uma variação neste último caso chamado VTEC-E especificamente adaptado para um motor operando com pouca mistura ou pobre.
Este mecanismo é capaz de controlar a variação da admissão do motor de uma árvore na cabeça SOHC e a variação de admissão e escape do motor DOHC dupla sobrecarga sobrecarga. Quando o pedal do acelerador, o aumento de rotações do motor e da unidade electrónica de controlo recebe o sinal proveniente do sensor de posição do acelerador com os sinais analógicos, informando-o necessita de mais energia e controlo da unidade de processa a informação usando uma linguagem binária portas lógicas e emite um sinal de comando por meio da etapa de tensão a um atuador da válvula solenóide que permite a passagem de óleo do motor, permitindo uma maior cam para acionar as válvulas de admissão aberta com um golpe maior permitindo a passagem de fluxo de massa de ar para aumentar o seu poder de detonação que gerar potência no veio de manivelas, que é transmitida para as rodas que resulte num aumento na aceleração do veículo.
História
O mecanismo foi projetado por Ikuo Kajitani quando se trabalha com o primeiro departamento de design Honda. Nobuhiko Kawamoto era então o presidente e pediu Ikuo Kajitani para desenvolver um motor que foi a base dos motores futuros da companhia japonesa.
Inicialmente, a proposta era criar uma mais eficiente e um pouco mais poderoso do que o normal, mas logo Kawamoto Ikuo Kajitani pressionados a desenvolver um motor de 1.6 litros com 160 cavalos de potência (100 CV / l) de cada vez motores erogaban até 70 ou 80 cv com o mesmo deslocamento. Esta tecnologia ajudou a Honda para se tornar o primeiro a atingir uma eficiência de 100 cv por litro e tem dado desde então 90% dos prêmios de engenharia automotiva dentro dos motores.
A inspiração do VTEC é simples; situa-se no corpo humano e sistema de respiração. Quando os seres humanos estão em repouso, sentado, em pé ou mesmo a pé, o nossosistema respiratório consome pouco ar como nossos músculos e cérebro necessitam de uma quantidade moderada de oxigênio no momento. Quando corremos ou estão em um estado de estresse para o corpo, os nossos pulmões (aberto broncodilatação ) permitindo uma maior oxigenação . Assim, o corpo é enchido com o oxigénio, quando necessário, e conforme necessário, sem a necessidade de choque seus pulmões em todos os momentos.
Quando Kajitani perguntou motor 1,600 centímetros ³ com 160hp, ele disse: "Parecia um sonho" (parecia um sonho) e até mesmo por sua sagacidade estes números parecia quase impossível, mas quando o Honda Integra foi introduzido em abril de 1989 com DOHC VTEC, palavras Kajitani eram "Era um motor de sonho verdadeiro" (Era um motor de sonho real). Daí o slogan "Honda, The Power of Dreams" (The Power of Dreams).
Vantagens de VTEC
O poder, torque de velocidade de um motor e do motor são proporcionais. A vantagem de VTEC é oferecer um bom par a uma taxa baixa, que é onde a maioria necessária, e muito poder em altas rotações .
O mecanismo é controlado por um sistema electrónico que regula a variação da abertura das válvulas conforme necessário, portanto, o curso da válvula prevista para aumentar o fornecimento de energia a abertura é alongada e está limitado a conter O consumo de combustível, variavelmente.
O resultado de tudo isso dá um motor econômico ao dirigir moderadamente e um potente motor com uma entrega desportivo no momento que o acelerador é pressionado. É por isso que o VTEC, além de depender da velocidade também depende fortemente do estilo de condução, que permite ao condutor controlar o dispositivo com o pedal do acelerador.
Variações VTEC
Atualmente todos os modelos Honda usar essa tecnologia e até mesmo barcos e motocicletas Honda com variações como o Hyper VTEC. Além de motores SOHC VTEC e DOHCVTEC, hoje há i-VTEC (Intelligent-VTEC basicamente o mesmo mecanismo com melhor sistema de gerenciamento eletrônico), o não tão famoso VTEC-E mais conhecido como 3-stage VTEC (destinada a reduzir ainda mais o consumo), o VTEC Turbocharged (sobrealimentado por turbocompressor ) eo VTEC avançada apareceu em 2006 . Em 2001, a Honda desenvolveu a tecnologia VTEC i-VTEC e vendeu a tecnologia que foi adquirida por muitas marcas para fazer suas próprias válvulas de variação versões.